Software Livre

on quinta-feira, 30 de junho de 2011
No dia 11 de Junho de 2011, foi realizada a primeira reunião dos alunos do projeto integrador coordenado pelos professores Iuri Rocha, Carlos Emilio Severo, Renato Rosa e Roger Porto.
Esse projeto tem como proposta, a utilização de softwares livres como ferramentas de apoio educacional que o tem o interesse de relacionar as novas tecnologias com a gestão territorial e a economia solidaria que foram assuntos do primeiro projeto da escola.
Os professores organizaram os alunos em quatro grupos, cada grupo composto por cinco integrantes responsáveis por um dos quatro temas relacionados a software livre.
Após a organização dos grupos e dos temas, os professores apresentaram algumas informações sobre o assunto do projeto e ao fim da reunião organizaram um cronograma de reuniões, para que os mesmos possam auxiliar os alunos ao longo do trabalho, as reuniões ficaram marcadas para todas as quartas-feiras, às 10 horas da manhã. Os professores também disponibilizam informações por e-mail.

Por Matheus Rodrigues

Cartografias do Olhar

on quarta-feira, 29 de junho de 2011

        O projeto integrador da professora Sandra Vieira tem o objetivo de revelar a predominância dos estilos arquitetônicos da cidade de Bagé, com o nome "Cartografias do olhar: A arquitetura da cidade e sua dimensão com o sensível e com a memória". O grupo, composto por seis alunos, é divididos em três duplas: 
    1º A arte do abandono e do gótico – Nathália Fonseca e Vitória Valério 
    2º Santa Tereza – Andressa Martins e Thaís Ramir 
    3º Predominância da arquitetura da cidade como um todo – André Maraschin e Victória Bassôa

        As fotos tiradas são catalogadas e terão a proposta de mostrar o diferente, não os prédios históricos e sim o resto da cidade, que possui uma arquitetura rica em diversos aspectos.
Por André Maraschin e Victória Bassôa

NOTÍCIA: Palestra de professores do campus CAVG

on terça-feira, 21 de junho de 2011
Os professores do campus Pelotas-Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcos Antonio Anciuti e Fabiane Pereira Gentilini, estiveram no campus Bagé, no dia 15 de junho, e palestraram sobre assuntos das áreas de avicultura e suinocultura.  A atividade foi organizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Zootecnia (Gepz) e contou com a participação de alunos do 1º e 2º semestres do curso técnico em Agropecuária.
De acordo com o diretor-geral do campus Bagé, Idílio Victoria, esta foi uma iniciativa muito significativa porque foram firmadas colaborações entre os dois campi que oferecem cursos técnicos em Agropecuária e desenvolvem atividades semelhantes nessa área.
Para a coordenadora do Gepz, Mônica Peters, a criação de espaços para discussões técnicas é necessária porque motiva os alunos a aprimorarem seus conhecimentos a respeito das áreas em que irão trabalhar.
O aluno Otto Carrion Nogueira de Freitas concorda. O estudante elogiou o conteúdo das palestras e disse ter adquirido informações que até então desconhecia, como algumas relacionadas à alimentação de aves. 
Ao finalizar a palestra, o professor Marcos Anciuti presenteou o campus Bagé com uma vaga para o curso de Doma Racional de Equinos, que será oferecido em Pelotas, no mês de agosto. O estudante que irá participar do curso será escolhido no decorrer deste semestre.

Por Daniel Emmanuelli


Saída de campo: Barragem Arvorezinha

on sábado, 18 de junho de 2011
Na quarta-feira, dia 15 de junho, os professores Gabriel Bruno, Patrícia Calixto e Clóvis Gayer conduziram uma visita de estudo às obras da barragem Arvorezinha. O objetivo foi conhecer a área onde o projeto está sendo implantado, o qual visa minimizar os problemas gerados pela estiagem. Aproveitando a oportunidade, a turma do segundo semestre de Agropecuária teve as primeiras noções sobre topografia durante a visita, observando as atividades de terraplanagem que estão sendo feitas na área. Além disso, receberam informações sobre a Bacia do Arroio Piraí que abastece o município.
                                                                                       Postado por: Marcelo Veleda

FOTO: Projeto Identidade de Fronteira


          Teve início no sábado, 3 de junho, o Projeto Integrador Identidade de Fronteira: práticas sociais e culturais no território bageense, coordenado pelos professores Ariel Salvador Roja Fagúndez (História) e Lisandro Lucas de Lima Moura (Sociologia).
          A proposta do grupo é identificar, na simplicidade da vida cotidiana, os aspectos sociais, históricos e culturais do território bageense, valorizando a diversidade das identidades e do modo de vida no território de fronteira. O objetivo é ampliar a nossa percepção e compreensão dos hábitos cotidianos dos moradores de Bagé, respeitando sua maneira de fazer, pensar e sentir.
          O primeiro encontro do Grupo aconteceu no Parque do Gaúcho, lugar onde se podem apreciar os costumes e a simplicidade do povo do sul. A primeira palavra que parece se ouvir destes campos é imensidão. Dizem que o homem e a mulher do pampa enxergam mais longe... Literalmente. E que coisa mais sem graça é não sentir o pé no chão... A sabedoria indígena nos ensina isso. Nestes pagos é impossível não perceber a força telúrica que liga o ser humano ao seu contexto, ao seu chão, a sua terra.

Texto por Lisandro Moura
Postado por Marcelo Veleda

FOTO: A presença do gênero feminino em Bagé

on quinta-feira, 16 de junho de 2011

          O Projeto Integrador dos professores Alissandra Hampel, André Nogueira e Jaqueline Koschier fará um estudo sobre as ruas de Bagé com nomes femininos.
          Com o título A Presença e Relevância do Gênero Feminino no Espaço Público Bajeense, o projeto visa fazer uma comparação entre o gênero feminino e masculino e sua presença no espaço público bajeense. Após fazer o levantamento dos nomes das ruas de Bagé e identificar os nomes femininos, os integrantes do projeto pesquisarão quem foram estas mulheres e por que se tornaram nomes de ruas.

Por Igor Fonseca

FOTO: Projeto sobre o Arroio Bagé

                                                                                                  

          O Projeto Integrador dos professores Patrícia Mendes Calixto, Clóvis Gayer e Gabriel Rodrigues Bruno tem como tema os conflitos ambientais urbanos no entorno do arroio Bagé. De acordo com a professora Patrícia Calixto, "no dia 18/06 (sábado) será realizada uma saída de campo para obtenção de levantamentos pontuais no arroio Bagé. Será feito também um levantamento de como os moradores que vivem ao redor do arroio influenciam positiva e negativamente os recursos hídricos."

Por Marcelo Veleda

Ex-prefeito visita obras em Bagé

on quarta-feira, 8 de junho de 2011
O ex-prefeito e atual secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, dedicou o dia de ontem para uma série de contatos na cidade.

Acompanhado das vereadoras Adriana Lara, Jussara Carpes e Aura Stella Pereira (Teia), ele visitou a Santa Casa de Caridade e as novas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).
Na Santa Casa, junto ao médico Mário Menna Kalil, Mainardi, prestou contas dos trabalhos que vem realizando em favor da instituição e visitou as instalações do Centro de Atenção à Mulher.No IFSul, o secretário e as vereadoras foram recebidos pelo diretor-geral Idílio Victoria, que destacou a importância do papel desempenhado por Mainardi na concretização do sonho de toda a comunidade regional em ter uma escola técnica profissionalizante. “É uma alegria muito grande, me emociona, pois esta obra é uma daquelas que, por mais que tentem, não conseguem apagar o teu protagonismo. O trabalho desenvolvido que resultou nesta conquista e se traduzirá na formação de homens e mulheres capacitados para ocupar lugar privilegiado no mercado de trabalho e ajudar a nossa cidade e a nossa região a superarem suas dificuldades”, declarou.

fonte: Jornal Minuano

NOTÍCIA: Bolsas de Iniciação Científica

on terça-feira, 7 de junho de 2011
A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, no mês de maio, tornou público o edital 01/2011, cujo objetivo foi selecionar projetos de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico e inovação em seus campi. O IFSul - Campus Bagé, participou da seleção, modalidade Bolsas de Iniciação Científica (BIC) através da submissão de três projetos os quais são voltados para alunos do ensino médio do campus.

Os três projetos submetidos foram selecionados, sendo eles:

-        RELAÇÃO ENTRE MASTITE, DOR E BEM-ESTAR EM BOVINOS LEITEIROS, coordenado pela Engenheira Agrônoma, Mônica Peters, sendo Jordano Jardim Luiz e Otto Carrion Nogueira de Freitas, estudantes do segundo semestre de Agropecuária, alunos bolsistas do projeto.

-        Impactos ambientais no Arroio Bagé: avaliação da percepção ambiental da comunidade do entorno, coordenado pela professora Patrícia M. Calixto, sendo Flávia Solari, estudante do segundo semestre de Agropecuária, indicada para a seleção.

             O edital e os resultados podem ser lidos na página do IFSul – na aba Pesquisa e Pós-Graduação: Editais.

* Os recursos financeiros das bolsas BIC são do próprio instituto.

Por Patrícia Calixto e Daniel Emmanuelli

Dia Internacional do Meio Ambiente

              No dia 05 de junho de 1972, em uma conferência na cidade de Estocolmo, Suécia, vários países reuniram-se para discutir as responsabilidades da qualidade ambiental no mundo. A partir daquele momento, o pensamento ambientalista começou a postular  as dimensões da crise ambiental que atingia inúmeros países pelo mundo, evidentemente em maior intensidade, aqueles mais pobres.

            Assim, governos e sociedade civil começaram a organizarem-se de modo a garantir que as práticas sociais voltadas para as questões ambientais sejam instituídas legalmente, especialmente através de programas governamentais e de organizações não-governamentais (ONGs). Há um consenso de que estas questões devam ser discutidas em todos os níveis, sendo muito valorizadas nas escolas e universidades.

Por isso, a  Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu este dia como referência para discutirmos como manter o equilíbrio ambiental frente ao crescimento econômico. Deste modo, várias entidades em todo mundo, realizam atividades com o objetivo de promover a reflexão sobre os distintos temas que envolvem a questão ambiental, como a sustentabilidade, cultura, formação de atitudes e sensibilidades ambientais, entre outros.

            Neste ano, a ONU instituiu o Ano Internacional das Florestas, e por este motivo, a discussão sobre os Biomas tem sido recorrente nas aulas de Geografia no IFSul – Campus Bagé. A ideia é debater os seus princípios ecológicos e a relação com a exploração econômica dos mesmos. Aproveitamos também a votação do código florestal no Brasil, para refletir sobre os aspectos da relação sociedade e ambiente no âmbito do Bioma Pampa. Assim, pretendemos estabelecer uma ação educativa que dialoga com os problemas vigentes, fortalecendo desde já, a dimensão ambiental dos futuros profissionais do campus.

Por Patrícia Calixto